segunda-feira, 3 de outubro de 2016

O POVO DAS OCUPAÇÕES DA IZIDORA ACAMPOU NA PORTA DA PREFEITURA DE SANTA LUZIA, MG, hoje, 2f., 03/10/2016.

O POVO DAS OCUPAÇÕES DA IZIDORA ACAMPOU NA PORTA DA PREFEITURA DE SANTA LUZIA, MG, hoje, 2f., 03/10/2016.
Santa Luzia, MG, Brasil, 03/10/2016, às 20:17h.



 O povo das Ocupações da Izidora, de BH e Santa Luzia, MG, hoje, 2f., 03/10/2016, marchou, cerca de 15 Kms a pé, das Ocupações-comunidades da Izidora até a Prefeitura de Santa Luzia, MG, para cobrar da prefeita de Santa Luzia, Roseli, compromisso com uma solução negociada, justa e pacífica para as 8.000 famílias (30.000 pessoas) das Ocupações da Izidora. Havia uma reunião marcada com técnicos da prefeitura de Santa Luzia e técnicos que acompanham as ocupações da Izidora para as 15:30h, mas a prefeita e nem nenhum representante da prefeita Roseli recebeu o povo, nem uma Comissão. Covardemente, colocaram correntes nas árvores que estão na praça diante da prefeitura, barrando o povo a mais de 100 metros distante da prefeitura. Dezenas de viaturas da PM estavam na parte interna da prefeitura. E dezenas de guardas municipais fazendo barreira. O povo esperou mais de 4 horas e não foi recebido por ninguém da prefeitura de Santa Luzia. O povo ultrapassou o cordão de isolamento e se aproximou da porta da prefeitura. O Chefe da guarda municipal e outro que se dizia chefe da Defesa Civil ficaram enrolando o povo até depois das 18:00hs, quando apareceu um que se identificou como Diego, dizendo que era procurador do município de Santa Luzia e queria apenas receber os ofícios dos nossos técnicos e dizendo que estava ali na porta da prefeitura para ouvir as lideranças. Teve inclusive que passar passar pelo constrangimento de ver no meio do povo defendendo as comunidades da Izidora uma ex-professora dele. Mas não teve a dignidade de receber uma Comissão em uma das salas da prefeitura. Após muitas manobras tentando enrolar o povo, sem receber uma Comissão de lideranças, o POVO DAS OCUPAÇÕES DA IZIDORA RESOLVEU ACAMPAR NA PORTA DA PREFEITURA DE SANTA LUZIA, MG, POR TEMPO INDETERMINADO ATÉ SER ATENDIDO PELA PREFEITA ROSELI E OBTER DELA COMPROMISSO COM A RESOLUÇÃO JUSTA E PACÍFICA DO GRAVÍSSIMO CONFLITO DA IZIDORA.
Inacreditável a crueldade da prefeita Roseli, que no 1º dia após ser eleita mandou os funcionários irem embora antes do horário, cercou a prefeitura de correntes e não recebeu nem uma Comissão das Ocupações da Izidora, mesmo já tendo sido informada há 2,5 anos atrás, em reunião de 3,5 horas com o ex-prefeito Calixto, ela como vice e mais sete secretários, que existem nas três ocupações da Izidora três territórios (um em cada uma das Ocupações) que pertencem ao município de Santa Luzia, onde estão atualmente mais de 1.000 famílias em 1.000 casas de alvenaria construídas, sendo áreas consolidadas. Alertamos pela milésima vez que a crueldade das autoridades e a insensibilidade humana e social estão jogando gasolina em um dos sete maiores conflitos fundiários e sociais do mundo: 8.000 famílias das Ocupações da Izidora que já formam três bairros irmãos em franco processo de consolidação.
A juíza Luzia Divina, da 6a Vara Pública municipal de BH, mandou despejar as 3 ocupações estando as mesmas parcialmente no município de Santa Luzia. Isso é um absurdo ilegal e injusto. Isso está comprovado na Ação Civil Pública do Ministério Público de MG, ACP não julgada em 3,5 anos. Logo, a prefeita de Santa Luzia precisa entrar no processo judicial, pois uma juíza pública de BH está mandando despejar cerca de mil famílias no município de Santa Luzia. Competente para julgar seria um/a juiz/a de uma Vara Pública Estadual, pois se trata de conflito que envolve diretamente dois municípios. E exigimos também compromisso da prefeita de Santa Luzia, Roseli, com a regularização/urbanização das 3 partes das Ocupações que estão em Santa Luzia, colocando inclusive rede de energia, água e saneamento. NEGOCIAÇÃO, SIM! DESPEJO, NEM PENSAR!
Clamamos pela milésima vez que as autoridades se abram para diálogo e negociação justa e que quem está sendo omisso (= cúmplice) se posicione antes que aconteça um massacre de proporções inimagináveis na Izidora. Uma das faixas da marcha e do acampamento diz: “Preferimos morrer na luta que aceitar despejo e voltar para a cruz do aluguel.”
Quem puder apoiar e participar do Acampamento das Ocupações da Izidora na Porta da Prefeitura de alguma forma, seja bem-vindo/a!

 Assinam essa Nota Pública:
Coordenações das Ocupações da Izidora (Rosa Leão, Esperança e Vitória),
Brigadas Populares,
MLB (Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas)
CPT (Comissão Pastoral da Terra).
Coletivo Margarida Alves

 Contatos para maiores informações:

Isabella, cel.: (31) 99383 2733; Charlene, cel.: 31 98534 4911; Edna, cel.: 31 9946 2317; Eliene, cel. 31 98636 5712; Luiz, cel.: (31) 99227 1606; Leonardo, cel: (31) 991330983; e Gilvander (31) 994739000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário