quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Mineradora Yamana Gold e Estado estão violentando direitos humanos e ecológicos no Norte de Minas Gerais. A CPT denuncia em Nota. 02/02/2017

Mineradora Yamana Gold e Estado estão violentando direitos humanos e ecológicos no Norte de Minas Gerais. A CPT denuncia em Nota.

A violação de direitos continua imperando nas comunidades de Riacho dos Machados, no Norte de Minas Gerais, e sendo deixadas de lado “propositalmente” pelas autoridades do Estado que são responsáveis por autoriza e fiscalizar os empreendimentos minerários e a conduta das empresas.
A empresa mineradora Yamana Gold está construindo uma barragem de água no Rio Rodeador, no município de Riacho dos Machados, MG, para subsidiar a produção de capital da empresa em ação minerária, no entanto a existência das famílias vem sendo ignorada ao longo do processo de implementação do empreendimento minerário. As famílias que serão atingidas diretamente pela barragem não foram consultadas, o que deixa claro o papel omisso e cúmplice do Estado a serviço da Empresa mineradora Yamana Gold. São comunidades que vivem no território há várias gerações.
Existem denúncias graves em relação a esse projeto: famílias do entorno adoecendo, aumento da escassez de água, rejeitos jogados diretamente nas comunidades vizinhas, água já com índices de metais pesados acima dos valores permitidos em poços artesianos usados pelas mineradoras - que diz irá disponibilizar sua água para a população. Destas denúncias nunca aparecem respostas. A região semiárida de Minas Gerais não sustenta ambientalmente projetos de mineração.
Os últimos crimes praticados pela empresa Yamana Gold contra as comunidades foram dois casos. Um dia 07 de dezembro de 2016 na comunidade Ouro Fino, em que pessoas da empresa invadiram a propriedade do Sr. João Batista Neto. Segundo relatos, houve desmatamento da margem do Rio Segura, que também será represado pela barragem, e ainda destruíram a cerca que passa próxima ao rio, ambos feitos com trator, causando muita destruição no local (imagens em anexo, abaixo).
Outro caso que ocorreu foi na comunidade Mumbuca, em que moradores relatam que a mineradora Yamana Gold vem abrindo estradas de forma desenfreada e uma das atingidas nesse processo é a família da camponesa Eva, pois essa agressão está se dando nas terras de sua família. Ela descreve fatos parecidos aos ocorridos na comunidade Ouro Fino, em que pessoas ligadas à mineradora Yamana Gold invadiram as terras de sua família e abriram estradas sem ao menos consultá-los e, por cima, sem licença ambiental para tal.
As comunidades atingidas solicitam que esses casos sejam investigados pelos órgãos do Estado e que a mineradora Yamana Gold seja punida veementemente.

Riacho dos Machados, Norte de Minas Gerais, Brasil, 02 de fevereiro de 2017.

Assina essa Nota Pública,
Comissão Pastoral da Terra – CPT/MG.

Veja fotografias que comprovam a devastação socioambiental que a Mineradora Yamana Gold vem causando em Comunidades camponesas do Município de Riacho dos Machados, no Norte de MG, em fotos recentes.













Nenhum comentário:

Postar um comentário