domingo, 7 de maio de 2017

Em Buritis, MG, pré-Romaria da 20a Romaria das águas/da terra/MG: denúncia da devastação das águas e Juramento.

Em Buritis, MG, pré-Romaria da 20a Romaria das águas/da terra/MG: denúncia da devastação das águas e Juramento.

Em Buritis, no noroeste de Minas Gerais, hoje, sábado, dia 06/05/2017, aconteceu a 2ª pré-Romaria da 20ª Romaria das águas e da terra de Minas Gerais, com o tema: Povos da cidade e do sertão, clamando por água, terra e pão! A Celebração Final da 20ª Romaria das águas e da terra de MG será dia 23 de julho de 2017, em Unaí, noroeste de MG (Diocese de Paracatu), das 06h00 às 17h00.
Em Buritis, a 2ª pré-Romaria aconteceu das 09h00 às 14h30, com centenas de pessoas dos 23 Assentamentos do município de Buritis e com participação de romeiros e romeiras das águas e da terra de Brasília, de Cabeceira Grande, de Arinos, de Guarapuava, de Unaí, de Paracatu, de Belo Horizonte, etc. Fomos fraternalmente acolhidos com um café da manhã saboroso feito em mutirão por várias mulheres camponesas. Padre Antônio, a vereadora Camila, Maria d’Abadia e toda a Comissão Organizadora coordenaram, com apoio da CPT, da Cáritas, da ARPA, etc., momentos históricos da pré-Romaria de Buritis: a) Acolhida inicial, com as boas vindas; “Nossos direitos vêm...”; b) Marcha/caminhada da CASEMG até a beira do rio Urucuía, onde a COPASA capta água para abastecer a população da cidade de Buritis e mais acima um empresário do agronegócio está captando uma grande quantidade de água para irrigação de agronegócio, “está apunhalando o rio ao retirar tanta água”; c) Ao lado do rio Urucuía, minguado e na UTI por causa dos líderes do agronegócio e de um Estado que, por cumplicidade, deixa o rio ser esgotado para gerar lucro e acumulação do capital. Ouvimos uma série de testemunhos de camponeses que denunciaram a devastação socioambiental no município de Buritis. Fizemos um juramento ao lado das poucas águas do rio Urucuía: sermos firmes na luta coletiva na defesa das águas, da mãe terra e dos direitos sociais. Após a caminha de volta à CASEMG, sempre com muita animação e com a presença de bonecos de São Francisco de Assis e de vários animais em processo de extinção do cerrado, fizemos uma Fila do Povo, momento em que várias denúncias foram feitas e compromissos assumidos. Tudo mesclado com músicas de luta e animação.
Comunidades da zona rural, que sofrem com a falta d’água, devido a construção de barragens para irrigação com pivôs centrais, denunciaram a morte de nascentes, córregos, cascatas. Teve representação das comunidades que dependem dos córregos Confins, Barriguda, Palmeira, Taquaril, Formosinha, rio Urucuía, dentre outros. Todos esses córregos estão barrados – barragens para captação de água para os pivôs - em suas nascentes prejudicando várias comunidades rurais e o rio Urucuía – um dos 36 maiores afluentes do rio São Francisco - sente os efeitos da seca e do agronegócio e hidronegócio na região. A maioria dessas barragens é construída com liminares (decisão precária) judiciais, um esquema criminoso consentido pelo Estado. A vereadora Camila Almeida explicou sobre o projeto que pretende executar através da Câmara Municipal de vereadores de buritis, que é: fazer um Levantamento da Real situação do Rio Urucuía e de todos seus afluentes e das nascentes no município de Buritis. Com postos de GPS, imagens aéreas, levantamento na justiça de quantas liminares foram expedidas para construção dessas barragens, quantos pedidos de liminares ainda têm, quantas multas e embargos têm expedidos para os empreendimentos do agronegócio e hidronegócio em Buritis. Ao final desse levantamento a empresa a ser contratada deverá entregar um Relatório REAL de qual a situação do Rio Urucuía, de seus afluentes e nascentes. E um Relatório com ações de recuperação, além de um vídeo para aulas educativas. A execução desse diagnóstico do município é necessária porque a partir dele poderemos propor ações a nível municipal, estadual e federal para rever o uso das águas em buritis.
Todos os depoimentos demonstraram durante a pré-Romaria em Buritis que a devastação socioambiental no município está enorme e, pior, crescendo em uma progressão geométrica.
Terminamos a pré-Romaria de Buritis saboreando um gostoso almoço comunitário feito em mutirão com frutos da terra, das águas e do trabalho humano de quem está assentado nos 23 Assentamentos do município de Buritis, MG. Despedimo-nos com um abraço e com o convite para participarmos nas outras pré-Romarias - a próxima em Chapada Gaúcha, dia 27/05/2017 a partir das 15h00 – e irmos em caravanas para a Grande Celebração da 20ª Romaria das águas e da terra de MG, em Unaí, dia 23 de julho de 2017. A luta continua! “Romaria da terra faz o povo reunir, numa luta sem guerra lutaremos por ti ...” Grande parte da pré-Romaria de Buritis foi registrado em fotos e em vídeos, que em breve, serão disponibilizados na internet, etc.

Acompanhe e divulgue o Blog da 20ª Romaria das águas e da terra:


Nenhum comentário:

Postar um comentário