quarta-feira, 14 de março de 2018

Comunidade Tradicional da Cabeceira do Piabanha/Salto da Divisa/MG/CPT d...

Luta pelos direitos da Comunidade Tradicional da Cabeceira do Piabanha, no Parque estadual do Alto Cariri, Salto da Divisa/MG – Reunião na SEDA/MG – 28/2/2018.

 Representantes da CPT/MG (Comissão Pastoral da Terra), da SEDA/MG (Secretaria Estadual do Desenvolvimento Agrário) e Assessor do Deputado Estadual Rogério Correia reuniram-se na SEDA, na Cidade Administrativa, para discutir o grave conflito agrário e ambiental por que passa as famílias da Comunidade Tradicional do Piabanha, no Parque estadual do Alto Cariri, município de Salto da Divisa/MG, ameaçadas de despejo para atender a interesses capitalistas da Mineradora Nacional do Grafite, de exploração do grafite. Há várias gerações, as famílias dessa Comunidade habitam a área, ali vivem em harmonia com o ambiente e com sua cultura, suas tradições e dali retiram o sustento para sua sobrevivência. É obrigação do Governo do Estado de Minas Gerais garantir os direitos das famílias, tanto do ponto de vista social como ambiental, assim como também garantir-lhes a segurança contra as investidas de exploradores.

*Reportagem de frei Gilvander Moreira, da CPT, das CEBs e do CEBI. Edição do vídeo por Nádia Oliveira, da Equipe de Comunicação da CPT/MG. Belo Horizonte/MG, 28/2/2018.



* Inscreva-se no You Tube, no Canal Frei Gilvander Luta pela Terra e por Direitos, no link: https://www.youtube.com/user/fgilvander e assista a outros vídeos de luta por direitos sociais. Se assistir e gostar, compartilhe. Sugerimos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário